Tela para os catarinenses

barrasite2.jpg

Projeto SC em Cena está de volta e exibe documentários inéditos produzidos no Estado

A mostra mais democrática da produção audiovisual catarinense inicia 2008 com novo formato. O SC em Cena, que exibe documentários inéditos para pelo menos um milhão de espectadores, ganha estúdio e apresentadora. Cíntia Capri, que há oito anos é repórter da RBS TV, vai ancorar os especiais num cenário virtual. Cíntia abrirá o programa com uma introdução do episódio do dia e vai se despedir antecipando o assunto do próximo capítulo.

– Assim marcamos que o projeto é da RBS TV e asseguramos que todos fiquem informados sobre o prosseguimento das séries – explica o chefe de redação da RBS TV SC e coordenador da mostra, Anselmo Prada.

Este ano vão ao ar 26 episódios, de março a novembro. O primeiro especial, Encontros, estréia no dia 1° de março. Prada conta que nunca foi tão difícil selecionar os trabalhos, já que o número de inscrições bateu recorde. Produtoras enviaram cerca de 150 projetos, todos de qualidade. Um dos critérios de escolha para a mostra foi a diversidade de temas, regiões, estilos, linguagens e parcerias. Prada elegeu assuntos atuais e factuais, curiosidades, temas históricos e roteiros que rendessem imagens incomuns. A aventura Santa Catarina de Balão, por exemplo, apresenta o Estado de um ângulo bem diferente.

Através da dramaturgia, a Série Encontros promove conversas imaginárias entre personagens reais: grandes nomes da cultura. Aqüífero Guarani alerta para a necessidade de preservação do maior reservatório natural de água no Estado. Redescobrindo o Mar, líder de audiência nos últimos cinco anos, muda de título, mas continua revelando a rica vida marinha. Destino Azul inova por ser rodado fora de Santa Catarina. Os personagens, windsurfistas que se aventuram no litoral brasileiro, é que são catarinenses.

Da região serrana vem Coxilhas, locais que inspiraram lendas, foram alvo de disputas e serviram de abrigo para os tropeiros. Histórias Populares revela grandes conquistas de anônimos que viraram exemplos de cidadania. Leão Baio registra imagens inéditas e desvenda como sobrevive este animal ameaçado de extinção na Serra Catarinense. Enchentes de Blumenau lembra o drama vivido há 25 anos por famílias que enfrentaram inundações históricas (é nóis!).
Em Redescobrindo a Barra Sul, surfistas exploram um local marcado por muitos naufrágios. O Colecionador de Insetos ressalta, em documentário e dramaturgia, o legado de Fritz Plaumann, um dos maiores pesquisadores de insetos. E Jorge Lacerda destaca a trajetória do político caarinense.

por: ANA LUIZA COELHO | Especial/DC

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s